sábado, 26 de janeiro de 2013

Orientações para Atividades Físicas na Promoção da Saúde



Em uma revisão das principais orientações quanto a prescrição da atividade física para a promoção da saúde se destacam:

1) TIPO DA ATIVIDADE PRATICADA:

A escolha deste quesito passa pela interpretação do estado de saúde, nível do condicionamento físico, objetivos e necessidades perante a prática das modalidades e afinidades pessoais. Com a união desses fatores aumenta a possibilidade de aderência ao estilo de vida ativo.

Seria interessante incluir a variabilidade na escolha (praticar mais de um tipo de atividade), outro ponto seria a necessidade de associar o trabalho aeróbico, com o trabalho de força ou localizado e o trabalho de flexibilidade formando um programa global em relação à promoção da saúde.

Mas o que deve ser ressaltado é o investimento continuo no futuro onde as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas em suas rotinas diárias, subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavar o carro, passear no parque, a palavra de ordem é movimento.

2) FREQUÊNCIA SEMANAL DE PRÁTICA:

Esse item tem uma relação direta com a intensidade do esforço; não se deve exercitar menos de 3 vezes por semana com o risco de não haver benefícios fisiológicos ou até mesmo de se lesionar; de outra maneira, cargas de trabalho muito intensas necessitam de repouso maiores para regeneração após o esforço. Mas em geral, para iniciantes a cargas de trabalho deve ser de leve a moderada e a recomendação é para a prática na maioria dos dias da semana.

3) DURAÇÃO DA SESSÃO:

Aqui está a grande novidade quanto a prescrição da atividades, antes era apenas recomendado atividades realizadas de forma contínuas, mas pesquisas recentes apontam para benefícios também de uma nova situação; a acumulação de cargas de trabalho em um mesmo dia. Assim a indicação é para um mínimo de 30 minutos por dia, que podem ser realizados de forma contínua ou acumulada em duas sessões de 15 minutos ou três de 10 minutos, o que facilita a adesão de pessoas com pouca disponibilidade de tempo ou iniciante nas atividades físicas regulares.

4) INTENSIDADE DAS ATIVIDADES:

Esse é o grande problema a ser equacionado, porque sua definição passa pela individualidade biológica onde cargas muito leves não trazem benefícios e cargas muito pesadas podem ser prejudiciais. Mas se o objetivo é a promoção da saúde os estudos apontam como limiar mínimo de proteção cargas de leves a moderadas e recomendam a importância da regularidade e continuidade do trabalho. E conseqüentemente a adesão de um estilo de vida mais ativo, geralmente existe uma progressão natural da intensidade do trabalho.

Portanto...  Dê um Tempo para o Seu Corpo... Para Você!

Invista na sua SAÚDE! 

MOVIMENTE-SE!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário