terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Motivação é a chave para qualidade de vida na terceira idade

                                                   senioridade.com.br

Depois de ver os filhos crescerem, a carreira profissional em seu auge e o nascimento dos netos, o que mais pode motivar uma pessoa em idade avançada?
De acordo com especialistas muitas coisas. Mas é preciso que as pessoas queiram correr atrás delas. É importante desenvolver outras atividades para que, ao parar de trabalhar, por exemplo, a pessoa não pare a sua vida totalmente.

A principal dificuldade, segundo especialistas é que grande parte das pessoas, e não apenas os idosos, não consegue aceitar a própria idade e nem mudar o seu tipo de atividade.
Uma coisa é certa envelhecer ainda é considerado um tabu. 
Tornar-se incapacitado para exercer uma função, ainda mais para quem sempre se considerou um especialista, é bastante assustador, até para os jovens. Este tipo de medo não é saudável. É necessário fazer planos e perceber que envelhecer é inevitável, e que isso vai levar, consequentemente, a um declínio de algumas funções.
Para os geriatras estes limites, entretanto, não devem ser encarados como o fim da linha. Quem aposenta mais cedo, por exemplo, geralmente já pensa em uma nova atividade e consegue ter uma resposta melhor quando interrompe suas obrigações profissionais, procurando alternativas para viver mais e melhor.
De acordo com médicos, atualmente a expectativa de vida máxima pode chegar a 120 anos (com exceção de casos raros, que passam desta idade), sendo que a população deve chegar cada vez mais perto desta marca. Apenas 25% da nossa condição de envelhecimento é resultado da carga genética, enquanto os outros 75% estão relacionados ao estilo de vida.
Outro dado interessante apresentado pelos geriatras é que 80 a 90% da população com mais de 85 anos têm pelo menos uma doença, o que mostra a necessidade de cuidados especiais ao atingir esta idade. A maior dificuldade, porém, segundo explicam os médicos, está em mudar a cabeça de alguns idosos. Isso porque, para ele, a geração de hoje é muito apegada ao status que o trabalho trouxe, o que causa dificuldades em parar de exercer a própria função e gera depressão no caso de uma interrupção repentina.
Acima de tudo é preciso saber viver e nossos idosos tem demonstrado isso apesar de alguns exemplos negativos, é cada vez maior o número de pessoas que começam a perceber que é possível ter qualidade de vida na terceira idade e buscam praticar algum tipo de atividade física, intelectual e social.




Fonte: http://www.jornalodiario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário