quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

As tendências em fitness para 2013

Confira quais são os treinamentos que estarão em alta durante o ano
Janeiro é o mês das férias. Mas isso não significa que você deve descuidar do corpo e da saúde. Dessa maneira, conheça quais são as 15 tendências em fitness para 2013, segundo o site Huffington Post, e esteja preparado para quando retomar suas atividades.
De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM) – a instituição responsável pela pesquisa anual das tendências – nove práticas que estão em alta em 2013 já haviam aparecido no ano passado. 
A instituição aponta uma grande novidade para 2013: os treinamentos com o peso do corpo, que exigem poucos equipamentos, torna-se mais acessível e proporcionam maior resistência. Na galeria, você confere todas as tendências que estarão em alta nas academias e nas ruas em 2013.
1) Personal Trainer - Com o auxílio de um profissional, os treinos de

bem estar visam dar suporte, orientação e motivação, sem deixar de lado

os valores, necessidades e objetivos do aluno. De acordo com a pesquisa

realizada pela instituição, esse tipo de treinamento tem sido adotado não

só por personal trainers, mas também por outros profissionais da saúde e

do fitness.




2) Circuitos - 
Trata-se de um grupo de 6 a 10 exercícios que complementam um ao outro e, por isso, devem ser feitos em uma ordem pré-determinada. Cada um deles é executado em um número exato de repetições ou por um período estabelecido antes de um rápido descanso e o início de uma nova atividade.





3) Contagem e medidas - 
A tendência dá foco em manter os registros de pesos e medidas para comprovar a eficiência ou não de determinados programas de treinamento. A contagem é necessária para determinar os benefícios à saúde nos casos de doenças e para acompanhar o sucesso da mudança de hábitos negativos. Com o avanço da tecnologia, o armazenamento dessas informações ficou ainda mais fácil.



4) Boot Camp - 
O boot camp é um tipo de exercício intenso baseado nas práticas militares. O foco dessa atividade é o sistema cardiovascular, a força, a resistência e a flexibilidade. Os exercícios podem ser indoor ou outdoor.


5) Yoga - 
A yoga não é exatamente uma novidade, mas a tendência aponta que suas mais diversas formas é que estarão em alta em 2013. Iyengar Yoga, Ashtanga, Bikram Yoga (quente e úmida), Vinyasa Yoga, Kripalu Yoga, Anusara Yoga, Kundalini Yoga e Sivananda Yoga são algumas das opções. A demanda de livros e vídeos que ensinam as técnicas também deve aumentar.


6) Atividades ao ar livre - 
A tendência é que os profissionais de fitness ofereçam mais atividades ao ar livre para seus alunos. Além disso, a prática pode contar com a companhia de amigos e familiares, em grupo ou individualmente. Jogos, escaladas, cicloturismo, trekking, rapel, rafting ou canoagem são algumas das opções mais tradicionais, mas nada impede que o aluno se aventure até mesmo em viagens e acampamentos.


7) Zumba e demais danças - 
A Zumba é uma dança que requer disposição e energia do instrutor e de seus alunos. Até então, a prática passa por um momento de ascensão, que começou em 2010. 


8) Saúde no trabalho - 
Existe uma série de programas e serviços criados para melhorar a saúde dos funcionários visando o impacto que a prática pode causar em seu bem estar, nos custos com saúde e na produtividade no ambiente de trabalho. Muitos desses programas acontecem dentro da própria empresa. Com o aumento dos gastos com saúde nos Estados Unidos, princialmente, os especialistas acreditam que os programas empresariais ganhem mais importância no futuro.


9) Personal training em grupos - 
A tendência que cresceu em 2012 e promete permanecer em 2013 permite que o personal trainer continue oferecendo um serviço personalizado aos seus clientes, mas agora com um pequeno grupo de 2 a 4 pessoas, em geral, oferecendo descontos para cada um dos participantes. 


10) Treinamento CORE - 
Os treinamentos de core têm como foco principal o condicionamento e fortalecimento os músculos do abdômen, tórax e costas. Também costuma incluir exercícios para os quadris, assoalho pélvico, a parte inferior das costas e o abdômen de forma a dar sustentação para a coluna e o tórax. Trabalhar o grupo muscular que forma o core aumenta a estabilidade do tronco e a transfere para as extremidades, aumentando a performance de atividades do dia a dia e de esportes que requeiram força, velocidade e agilidade. Durante os treinos, é comum o uso de bolas, pranchas e outros equipamentos.


11) Fitness funcional - 
O fitness funcional pode ser definido como um treinamento de força que aumenta o equilíbrio, a coordenação, a força e a resistência para melhorar o desempenho do aluno em atividades diárias. Os programas dessa modalidade são baseados nas práticas executadas rotineiramente.


12) Programas para 3ª idade - 
Os mais velhos estão sendo apontados como um dos principais públicos-alvo entre as tendências de fitness para 2013. Por ser um público que gasta mais e com mais inteligência, as academias e profissionais estão se voltando para esse mercado. Os programas exclusivos para a 3ª idade focam no bem estar e em atividades apropriadas para a idade dos alunos.

13) Programas de perda de peso - 
Há muitos anos, os programas de perda de peso têm tentado ganhar o espaço das dietas de restrições calóricas, que têm mais apelo comercial. O objetivo é que, além de oferecer refeições, os serviços incluam uma rotina de exercícios. A combinação de fitness com alimentação balanceada promete ser uma tendência para 2013.


14) Treinamentos com o peso do corpo - 
Esse tipo de treinamento ainda não havia aparecido nas pesquisas anteriores por não ter alcançado popularidade. Usado há séculos para aumentar a resistência, os exercícios realizados com o peso do próprio corpo requerem poucos equipamentos, o que faz com que seja uma solução de fitness bastante acessível. Os especialistas devem ficar de olho na tendência para analisar a adesão dos alunos que optarem por voltar para a prática de exercícios básicos.


15) Treinamento de força - 
Como o próprio nome já diz, a prática pede que homens e mulheres incorporem exercícios de força para complementar suas rotinas ou como exercício primário. Muitos profissionais têm incluído esse tipo de prática na rotina normal de exercícios de seus clientes e pacientes em reabilitação.

Fonte: 
http://todaela.uol.com.br/boa-forma/galerias/as-tendencias-em-fitness-para-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário